Equipe de sustentabilidade da Bureau Veritas supera a marca de 300 projetos auditados para a Certificação LEED

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Equipe de sustentabilidade da Bureau Veritas supera a marca de 300 projetos auditados para a Certificação LEED em mais de 44 países e de 15 projetos auditados para a Certificações GBC Brasil CASA, CONDOMÍNIO e Net Zero Energy.

Em 2015, o Bureau Veritas firmou um acordo internacional exclusivo com o GBCI (Green Business Certification Inc.) para facilitar os processos de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) internacionalmente. A equipe do Bureau Veritas Brasil atua desde 2016 como LEED Project Reviewers, com foco principal para projetos do Brasil e demais países da América Latina, seguindo padrões rigorosos de auditoria estabelecidos pelo GBCI.

Desde 2017 o Bureau Veritas atua também como parceiro do GBC Brasil (Green Building Council Brasil), auditando projetos residenciais e comerciais quanto à critérios técnicos das certificações GBC Brasil CASA e CONDOMÍNIOS e Net Zero Energy.

As tipologias de projetos que buscam as certificações brasileiras desenvolvidas pelo GBC Brasil para casas e condomínios incluem projetos residenciais unifamiliares, condomínios verticais e horizontais. Os projetos auditados contam com estratégias para uso eficiente de recursos naturais, como redução no consumo de energia, e de água, e para garantir o conforto de seus ocupantes, além de cumprir com os requisitos sociais exigidos pela certificação.

Os critérios da certificação incluem categorias relacionadas à implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, entre outros, e deriva da certificação norte-americana LEED, aplicada internacionalmente. A adaptação da certificação para projetos brasileiros se baseia principalmente em normas nacionais e na inclusão de requisitos sociais.

A equipe do Bureau Veritas desenvolveu um processo de auditoria junto ao GBC Brasil, estabelecendo padrões criteriosos de revisão dos projetos, envio das documentações, assim como processo de comunicação entre certificadora e projetos. Além disso, contribuiu para a revisão dos requisitos do referencial sob o ponto de vista do auditor.

Os modelos de relatórios técnicos de auditoria foram desenvolvidos pela equipe de especialistas em sustentabilidade envolvidos no projeto, que possuem ampla experiência em Green Building. A equipe implementou critérios de auditoria baseados em processos internacionais, como o processo de auditoria da certificação LEED, na qual atua como auditor desde 2016.

Já foram realizadas pelo Bureau Veritas auditorias de mais de 300 projetos LEED, em mais de 44 países, e 15 projetos GBC Brasil CASA, CONDOMÍNIO e Net Zero Energy. Atualmente, a equipe de revisores é liderada pela arquiteta Isabela Dib, LEED AP BD+C e ID+C, TRUE Advisor e Profissional Acreditada GBC Brasil CASA e CONDOMÍNIOS, que possui mais de 10 anos de experiência em Green Building, sendo 4 anos de experiência com auditorias.

Compartilhe

Sobre o Autor

Comentários no Facebook