Anvisa aprova norma sobre rotulagem nutricional – alimentos embalados

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no dia 07/10/2020 a nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados. A nova norma melhora a clareza e legibilidade das informações presentes nos rótulos dos produtos, de forma que possa auxiliar o consumidor na melhor escolha de alimentos.

O que muda?

A tabela nutricional já é bastante conhecida por todos, porém, com essa nova norma as tabelas terão algumas mudanças importantes. A primeira delas é que o informativo passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. De acordo com a Anvisa, o objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade das informações.

Outra alteração será nas informações disponibilizadas. Agora passa a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

Prazos

A norma entrará em vigor 24 meses após a sua publicação. Os produtos que estiverem no mercado na data da entrada da norma terão, ainda, um prazo para se adequar de 12 meses. Mas, os alimentos que forem destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação deverão estar adequados já a partir da entrada em vigor do regulamento.

Os alimentos fabricados por empresas e pequeno porte e microempreendedores terão um prazo também de 24 meses após a entrada em vigor, totalizando 48 meses.

Antecipe-se com o Bureau Veritas

O Bureau Veritas Certification conta com consultores qualificados para a adequação de normas de rotulagem, e a equipe está devidamente treinada para atender desde pequenos empresários até empresas de maior porte do setor de alimentos.

Quer saber mais? Envie um email para atendimento.spl@bureauveritas.om

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Comentários no Facebook